Benefícios da aveia para nossa saúde

Translate

Benefícios da aveia para nossa saúde

 Oi!! Tudo bem?? Hoje vamos ver alguns benefícios da aveia para  nossa saúde!!


Depois que eu aprendi a usar a aveia em várias receitas e vi quantos benefícios traz para nossa saúde, não falta mais aveia em casa.


Confesso que eu não era muito fã de aveia, já comprei outras vezes, mas ficou aí estragando e eu não sabia como usar.


Aqui no blog temos muitas receitas com aveia, ou farinha de aveia, então não tem desculpa para você não usar também!!

Benefícios da aveia
Imagem de Melanie Rodriguez por Pixabay

Benefícios da aveia:

Fonte: greenMe, VIVA BEM UOL, Paraíso saudável, Wikipédia


  • PROMOVE SACIEDADE: A aveia possui grande poder de saciar o organismo. Duas colheres de aveia diminuem a fome no café da manhã e controlam o apetite ao longo do dia, nos mantendo sustentados.


  • FONTE DE GORDURA SAUDÁVEL: Contendo 8 gramas de gordura por porção de 100 g, a farinha de aveia é uma boa fonte de gordura do tipo poli-insaturada e monoinsaturada, trazendo benefícios à saúde e prevenindo inflamações.


  • AJUDA A EVITAR O AUMENTO DE PESO: a farinha de aveia ajuda a emagrecer, pois as fibras aumentam a sensação de saciedade, diminuindo a fome e as betaglucanas inibem a absorção da gordura. Ao ser digerida no estômago, a aveia preenche este órgão, que por sua vez sinaliza ao cérebro que já está cheio.


O triptofano é um outro nutriente contido na aveia. Este contribui para melhora do humor, evitando a compulsão por doces.


  • REDUZ O COLESTEROL : O consumo diário de aveia contribui para baixar o colesterol ruim (LDL). Isso se deve à presença da betaglucana, fibra que forma uma espécie de gel ao entrar em contato com água, se ligando aos ácidos biliares que são produzidos a partir do colesterol. Nesse processo, a absorção de colesterol é diminuída pelo organismo.


  • CONTROLA O NÍVEL DE AÇÚCAR NO SANGUE: A aveia possui baixo índice glicêmico, ou seja, faz com que o açúcar presente no alimento seja digerido e absorvido mais devagar, provocando menores picos de insulina e distribuindo melhor a glicose sanguínea pelos tecidos. Sabe-se que a fibra betaglucana também aumenta a sensibilidade à insulina.

  • DIMINUI A PRESSÃO ARTERIAL: Por possuir antioxidantes e fibras, a aveia ajuda a diminuir a pressão arterial. Um tipo de antioxidante presente no alimento aumenta a produção do oxido nítrico no organismo e essa molécula dilata os vasos sanguíneos e melhora o fluxo nas artérias.

  • MELHORA  A DIGESTÃO: Consumir aveia com frequência diminui a prisão de ventre. Isso ocorre porque o alimento possui fibras, o que adiciona volume as fezes e retém a água para torná-las mais macias. Dessa forma, elas tendem a se mover pelo trato digestivo e são eliminadas mais facilmente. Mas, é importante beber bastante água para processar a porção de aveia ingerida e desfrutar do benefício.

  • DÁ MAIS ENERGIA: O alimento possui carboidratos e é fonte de energia. Por isso, é recomendado consumir aveia antes de realizar atividade física para ter mais disposição. A fibra betaglucana libera a energia de forma lenta e constante, o que faz com que a pessoa tenha mais pique por tempo prolongado.

  • MELHORA O HUMOR: A aveia é fonte de vitaminas do complexo B, o que melhora a disposição e a função cerebral, diminuindo o cansaço. Além disso, o cereal possui triptofano, aminoácido que se converte em serotonina quando metabolizado, o que aumenta o bem-estar, melhora o humor e garante uma boa noite de sono.

  • A AVEIA AJUDA NO GANHO DE MASSA MUSCULAR: Incluir a aveia na sua alimentação pode ser uma boa opção para obter toda a proteína que necessita para a recuperação e construção muscular estimulada pela atividade física. Para que os músculos cresçam, além de aminoácidos, ele precisa de energia, e como vimos anteriormente, a aveia é uma excelente fonte energética. A aveia pode ajudar o ganho de massa magra também por fornecer outros nutrientes como ferro e vitaminas do complexo B.

  • ALIVIA TPM: As boas fontes de magnésio aumentam a sensação de bem estar. Veja artigo completo que temos aqui no blog.

  • PROTEGE A PELE: De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, a aveia é capaz de normalizar o pH da pele, atuando como um calmante e ajudando a aliviar a irritação e a coceira. A ação benéfica da aveia para a pele seria devido à sua concentração de amidos e beta glucanas capazes de reter água, formando um coloide, à presença de compostos fenólicos com atividade antioxidante e anti-inflamatória e outros nutrientes como cobre, zinco, selênio e vitaminas do complexo B.

     

  • NÃO CONTÉM GLÚTEN: A aveia não possui glúten, mas pode processada em máquinas que processam outros grãos que contém glúten como o  trigo, a cevada, o malt e o centeio, desta forma, precisa sempre olhar com atenção nos rótulos para não ser consumido por portadores da doença celíaca, já que a mesma traz como consequência ao organismo (caso consumido estes alimentos), uma atrofiação nas mucosas do intestino delgado, prejudicando o organismo e a absorção de diversos nutrientes.

Espero que com com toda essa lista você também seja adepto(a) a usar mais aveia nas suas receitas ou até mesmo no seu dia a dia.


Postar um comentário

0 Comentários

Top 5 da semana

Bolo de cenoura fofinho
Massa para torta salgada (fica fofinho)
Bolo de banana com limão lowcarb (sem açúcar)
Brigadeiro de aveia (lowcarb e sem açúcar)
Salmo 91 (versão tpt português) em forma de oração