Vantagens de ter um pé de alecrim em casa

Translate

Vantagens de ter um pé de alecrim em casa

Olá! Tudo bem??

Na postagem de hoje vamos ver quais são as vantagens de se ter um pezinho ou uma moita de alecrim em casa.

Eu estive pesquisando sobre o alecrim e fomos correndo comprar um pezinho para cultivar.

Como eu moro em apartamento, plantamos em um vaso de tamanho médio para deixar na varanda.
propriedades do alecrim
Meu vasinho de alecrim 😍

O alecrim, quando plantado no chão, cresce muito e fica muito bonito.

Nessa pesquisa, descobri que alecrim também dá flor, e é uma florzinha linda por sinal.
Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Alecrim
Assim como toda planta tem suas vantagens como no título dessa postagem, vou citar também as desvantagens, porque pode ser perigoso para a saúde de algumas pessoas.

Vamos ver primeiro as contra indicações para estarmos cientes se podemos usar ou não.

Efeitos colaterais e contra indicações do Alecrim

O consumo excessivo do alecrim, especialmente na forma de óleo concentrado, pode trazer problemas como náuseas, vômitos, irritação nos rins, sangramento no útero, vermelhidão na pele, aumento da sensibilidade ao sol e reações alérgicas.

Além disso, o seu uso como medicamento é contra indicado:
  • para mulheres grávidas e que estejam amamentando,
  • para pessoas com histórico de convulsões
  • e com dificuldades para coagular o sangue ou que usem medicamentos como aspirina.


Agora vamos ver as vantagens que me interessaram muito, e embora eu more em apartamento, ainda moro no primeiro andar, então, no decorrer da lista de vantagens, vocês vão entender melhor 😅.


Vantagens de ter um pé de alecrim em casa.


A primeira vantagem que eu amei é que o alecrim é um inseticida natural 😍.

Repele moscas e gatos. Se não for seu o gato. Você não vai querer ele na sua varanda revirando suas coisa né?!

Para espantar gatos de caixa de areia das crianças, basta espalhar folhas de alecrim na areia.

Além de dar um toque de sabor à comida (não sou muito fã do sabor do alecrim na comida), também tem uso medicinal.


Vamos ver as indicações para uso medicinal:





Por conter propriedades digestivas, diuréticas e antidepressivas, o alecrim serve para auxiliar na digestão dos alimentos e no tratamento de dor de cabeça, depressão e ansiedade.
O seu nome científico é Rosmarinus officinalis e pode ser comprada em supermercados, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres. 

O Alecrim pode ser usado para:

1. Melhorar o sistema nervoso

O alecrim melhora o sistema nervoso e trás benefícios como melhorar a memória, a concentração e o raciocínio, e ajudar a prevenir e tratar problemas como depressão e ansiedade.

Essa erva ajuda inclusive a reduzir a perda de memória que ocorre naturalmente em idosos, podendo ser usada também na forma de aromaterapia para este fim.

2. Melhorar a digestão

O alecrim melhora a digestão e tem propriedades que reduzem a produção de gases e que aliviam problemas como azia, diarreia e constipação.
Além disso, por também ter propriedades antibacterianas, o alecrim também ajuda no tratamento da gastrite causada pela bactéria H. pylori.

3. Atuar como antioxidante

O alecrim é rico em ácidos antioxidantes como ácido rosmarínico, ácido cafeico, ácido carnósico, o que ajuda a melhorar o sistema imunológico, prevenir infecções e melhorar a saúde da pele.
Além disso, os antioxidantes também previnem alterações maléficas nas células, como as que desencadeiam problemas como câncer.

4. Aliviar o estresse e a ansiedade

O alecrim é usado na aromaterapia para reduzir o estresse e a ansiedade juntamente com o óleo de lavanda, pois ele ajuda a reduzir a pressão arterial e a controlar os batimentos cardíacos, ajudando a trazer uma sensação de tranquilidade. 

5. Aliviar dores de artrite

O alecrim possui propriedade anti-inflamatórias e analgésicas, ajudando a aliviar dores de problemas como artrite, dor de cabeça, gota, dor de dente e problemas na pele.

Como usar o Alecrim

As partes usadas do alecrim são suas folhas, que podem ser usadas para temperar os alimentos e as flores para fazer chá e banhos.
  • Chá de Alecrim para problemas digestivos e inflamação da garganta: colocar 4 g de folhas numa xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber 3 xícaras por dia, após as refeições;
  • Banho de Alecrim para reumatismo: colocar 50 g de Alecrim em 1 litro de água fervente, tampar, deixar repousar por 30 minutos e coar. Depois utilizar esta água durante o banho.
  • Óleo essencial de alecrim: o óleo pode ser usado em tratamentos de aromaterapia, massagens ou banho com alecrim.
Além disso, o alecrim também pode ser utilizado no preparo de carnes ou batatas assadas, por exemplo.

Caso tenha interesse em saber mais sobre como usar ou adquirir óleos essências de ótima qualidade e confiança, entre em contato comigo pelo Messenger na Página  do Fabia Blog no Facebook.

Os óleos essências doTerra tem certificado de selo de pureza e passa por vários testes rigorosos e são de extrema confiança.

Postar um comentário

0 Comentários